Por Cláudia Hercog
Este ano, o principal prêmio do Festival de cinema de Berlim, o Urso de Ouro, prestigiou o filme brasileiro Tropa de Elite, dirigido por José Padilha.
O filme levou para as telas dos cinemas de todo o mundo a realidade das favelas do Rio de Janeiro e a violência utilizada pelos agentes policiais que deveriam combatê-la, ao invés de incitá-la.
Em 1998, o Brasil ganhou o seu primeiro troféu do Urso de Ouro com Central do Brasil, de Walter Salles, mas este ano foi o diretor José Padilha quem brilhou no palco do Berlinale Palast. Apesar de duras críticas devido ao excesso de imagens de violência usadas pelo filme e, apesar das dificuldades causadas pela pirataria, Tropa de Elite foi assistido por milhões de brasileiros.
Outro prêmio do Festival de Berlim foi o Urso de Prata para o documentário de Errol Morris, "Standard Operating Procedure", sobre as torturas a presos iraquianos e o Urso de Prata de melhor diretor foi dedicado para Paul Thomas Anderson que ganhou o prêmio com o filme "Sangue Negro".
*Fonte: Texto baseado em matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo e foto de MARCOS PORTO/AGNEWS.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário