Por Cláudia Hercog e Rafaela Melo
1) O que a autora define como "jornalismo de proximidade"?
È definido como jornalismo local que esta próximo das pessoas tendo como característica
uma ligação direta entre conteúdo e comunidade. O conteúdo dos textos são ligados a serviço, entretenimento e conteúdo para os leitores.
A autora também define jornalismo on line como mídia de
proximidade, pois os portais locais é uma
mídia de proximidade, pois é mais locais dos que os meios anteriores a ele que valorizam mais o aspecto global da noticia.
2) O que são os portais regionais, segundo Suzana Barbosa?
Os portais regionais (ou locais) são portais com atuação segmentada, com fortes relações de produção de conteúdo com a comunidade. Segundo Suzana, essas publicações são “desenvolvidas especificamente para o suporte digital, cuja produção de conteúdos, serviços e entretenimento está relacionada aos critérios de proximidade, utilizando, para isso, alguns dos elementos que caracterizam o jornalismo no ambiente midiático digital a saber: a interatividade, a hipertextualidade, a multimidialidade/ convergência, a personalização, a memória e a atualização contínua”
3) Quais são as características mais importantes dos portais regionais apontadas pela autora?
A questão do conteúdo ser próximo ao publico leitor, ele ser dinâmico através da interatividade, a hipertextualidade, a multimidialidade (convergência), a personalização. A questão da articulação do texto em veiculação dos conteúdos ao que se refere local- global.
Característica também importante citada por Suzana é a linguagem hibrida que tem os portais, O breaking news, que são noticias atuais, que com a ajuda dos portais locais, que são um fator importante para o “furo” de reportagem local, já que são mais específicos do que os grandes portais.
4) Como é a relação entre o global e o local nos portais regionais?
A relação é de complementação, pois os portais
não competem entre se, pois os globais utilizam de recursos avançados e sua característica
em relação ao conteúdo é bastante ampla a visão, como o próprio nome define . Enquanto tem portais regionais que
não utilizam recursos avançados, e tem os grandes portais como pautas para seus assuntos trazendo para o âmbito local, podendo ser também mais precisos em suas informações.
Fonte:
Artigo Os portais regionais como um formato para o jornalismo digital, de Suzana Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário